terça-feira, 9 de junho de 2009

Corpus Christi



A prudência sempre pressupõe o reconhecimento do bem. Excede o simples saber e encontra-se sempre ligada a ação. Não é uma questão de saber ou de ter conhecimento aguçado, mas é uma inteligência que apura e reconhece a realidade de forma correta, para, a partir deste princípio saber como agir.


Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas se revestem de práticas antigas e tradicionais são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

Em Itabuna,Bahia é uma tradição os tapetes de serragem colorida cobrindo, nas ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi, também efeita-se altares para a adoração do Santíssimo Sacramento, e o cântico latino Tamtum Ergo, esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, pelos jovens e por pessoas de todas as idades.


Normalmente a festa acontece na frente da Catedral, onde os trapetes acompanham o trajeto da festa. Quando morava em Itabuna participava da confecção dos tapetes, sempre achei esse dia muito importante. Os jovens da cidade mudaram um pouco a festa, a procissão passou a ser mais animada, com trio e tudo mais...(Risos!) Trio, com cantores católicos, claro!

Mas, o que é Corpus Cristi?

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

Beijos! Saudades do tamanho do infinito!

Nenhum comentário: