quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Esperança


Esperança

Quando falamos de esperança, falamos na crença emocional de resultados positivos relacionados com eventos e circunstância da vida pessoal.

Exemplos de esperança incluem ter esperança de que alguém se cure de uma doença, que algo que foi planejado venha acontecer mesmo que visivelmente seja impossível, é ter esperança de que uma pessoa tenha sentimentos de amor recíprocos é acreditar que algo vai se realizar e trabalhar para essa realização com otimismo, é fazer com que o mundo conspire a seu favor é sentir uma alegria por saber que algo possa vir acontecer.

Para muitos ela está ligada a Fé em Deus, a grande motivação que alimenta a alma com uma expectativa que transformam dias vazios em promissores, ou como diria minha mãe: Dias cheios de vida!

A Esperança requer perseverança e cria muitas expectativas, projeções e remete aos planejamentos... É acreditar que algo possa ser possível mesmo quando há indicações do contrário.

As projeções tendem também a um único problema, a ansiedade que normalmente acontecem no momento que precede o acontecimento esperado... Esse tema me confunde um pouco, às vezes observo que algumas pessoas que acreditam e tem fé que algo venha acontecer, trabalham para que isso aconteça e por isso não se desmotivam facilmente. Mas, no entanto outras pessoas que criam grandes expectativas ficam muito tristes pela não realização e não conseguem superar esse momento. (Olhando por esse ângulo vejo a expectativa de uma forma negativa) Quando acredito e tenho fé (Alimento minha esperança) que algo venha acontecer.Normalmente esse estado de espírito me motivo e caso não aconteça conforme planejado, fico triste, mas isso não mata minha fé, muito menos a esperança de poder acreditar em outros acontecimentos... Isso não me deixa na “lona”.

Acho animador, acreditar no impossível (Desde que isso esteja nos meus planos) e se não se tornar REAL, bola pra frente, continuo acreditando... Não desisto fácil dos meus objetivos, mas trabalho para que eles se tornem possível...
Eu sei que nem sempre é fácil esperar e acreditar; sei que o mundo e as pessoas andam cada dia mais céptico, mas não é por isso que vamos deixar de acreditar em nossos sonhos e perder a esperança. É possível viver melhor, é possível que aconteça em sua vida um “milagre”, é possível que você realize seus sonhos, mas você não pode esperar que isso aconteça; você deve fazer parte do processo para que isso aconteça! É importante entendermos que o impossível pode se tornar possível através de nossas atitudes e que o primeiro passo deve ser dado e a perseverança deve estar presente todos os dias de sua vida...

Sei que às vezes esperamos por curas que não chegam, mas depois do sofrimento e frustração por essa não realização devemos continuar nossas vidas, mesmo que a dor seja até o momento uma constante, mesmo diante das dificuldades. Não podemos perder a esperança.Sei que às vezes tudo parece tão impossível e a gente sonha com coisas tão grandes, mas não importa qual é o seu sonho, seja ele pequeno ou grande você deve continuar acreditando, saiba que por mais difícil que seja trabalhar nesse processo você é a única pessoa que pode lhe ajudar. Nós somos únicos e devemos pensar nisso de uma forma muito singular.

Uma vez meu irmão André entrou em coma após um acidente, ele tinha 7 anos na época.Estava andando de bicicleta na frente de casa e um carro desgovernado acabou por lhe atropelar, Andrezinho ficou 3 meses na UTI e todos os dias esperava pelo milagre, eu e minha família sofremos muito, posso recordar vivamente os momentos traumáticos que passamos juntos. Nossa família é muito católica e como de costume rezávamos o terço juntos, mas diante da situação de André não tínhamos cabeça pra nada e o Padre Chico, nosso amigo, junto com o grupo da carismática e a Legião de Maria sugeriram que continuássemos nossas vidas de forma que acreditássemos realmente em Deus e assim alimentamos nossas esperanças e esperamos por Deus. Preparamos-nos para recuperação de Andrezinho, mas deixamos que Deus nos ajudasse com o fim desse problema. Ele é uma criança linda e até hoje continua andando com sua bicicleta, embora prefira a internet e o futebol. Nesse caso, só restou a mim e minha família a espera, não deixamos de fazer as nossas orações e tentamos enfrentar nossos dias com coragem sem perdermos o amor pela vida, foi isso que nos tornou forte! Sei que nesse caso não poderíamos trabalhar para tornar reais nossos sonhos, mas lutamos juntos para realização dele da forma que achávamos que era a certa. Não digo que você deva fazer da mesma forma diante de um problema semelhante, nem muito menos quero introduzir minha religião para ninguém! Não estava nem falando da esperança/Fé em Deus.
Esse é o meu método, ele funciona comigo! Quiçá não funcione com você... Você pode ter a sua religião e a fé no que acreditar que seja melhor para sua vida... Isso não importa! Sou ECUMÉNICA, não sou a favor da intolerância religiosa.

Voltando ao nosso assunto... Pode alguém ser feliz sem alguma esperança? Podemos viver felizes sem nossos sonhos? Sem projetos? Sem expectativa? Bem, não sei o que você pensa a respeito do tema, mas eu sou completamente apaixonada pela fé do povo brasileiro, pela esperança que tantas pessoas depositam em tantas coisas! Isso me motiva ainda mais a acreditar na possibilidade de dias melhores.


"O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível".Max Weber
"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal"."Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura". Nietzsche

Nenhum comentário: