sábado, 16 de abril de 2011

A espera do Domingo de Ramos


Amanhã é um dia muito importante para os católicos. É o primeiro dia da semana Santa e também dia que celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição.

É inevitável pra mim, recordar as lembranças de quando era criança.

Na semana Santa, ninguém lá em casa apanhava... (risos!) Quando era criança, não entendia direito a semana santa, eu e meus irmãos sabíamos poucas coisas, ou melhor, só o que nos interessava....

O período da quaresma para nós, era um período de paz. Se deixássemos de escovar os dentes nos horários estabelecidos, e se espalhássemos os brinquedos pela sala, sem guardar depois da brincadeira, ninguém iria tomar as palmadas de meu Pai.

Nesse período só falávamos baixinho lá em casa... nesse período meu Pai não batia na gente e nem gritava, apenas chamava atenção de forma educada e claro, somos 6, aproveitávamos para fazer o que tínhamos vontade.

Eu não entendia o porque de não poder ouvir música na semana Santa, também não sabia direito o porque de comemorar a entrada de Jesus em Jerusalém, também não entendia nada sobre a quinta-feira Santa, não entendia quase nada sobre o lava-pés e fica muito triste na sexta-feira Santa; lá em casa, nesse dia ninguém podia nem dar risada. ( Mesmo sendo uma criança católica, eu meus 5 irmãos, não vivíamos a quaresma, nem mesmo a semana santa com o nosso coração, a gente só tentava se aproveitar da situação de não levar palmadas do meu pai.)

Ele era muito rígido e todos os dias tinha algum motivo para nós surrar. Seja as brincadeiras, ou mesmo um 7 na escola.Ele só admitia 10 ou 9,5; qualquer comportamento fora da disciplina militar, não era tolerado, por isso a semana Santa era esperada como um momento de festa, por mim e meus irmão. ( Deus me perdoe por isso.)

Hoje que entendo e vivo esses dias com o coração, tenho até vergonha de meu comportamento no passado. Domingo de Ramos é esperado por mim, com o coração cheio de amor. A semana que chaga, me faz recordar a dor de Jesus e seu amor por nós, também me faz recordar a dor de Maria, em ver a crusificação e Sua Morte de Cruz.

E aquela sexta-feira que pra mim, era um dia chato,hoje é um dia que respeito e tento praticar o jejum e a abstinência de carne e qualquer tipo de coisa que se refira ao prazer. Hoje, eu aguardo o domingo de páscoa, para comemorar a resureição de Cristo, para reviver esses dias e aprender com eles.

Nessa semana pretendo reviver a Via Dolorosa, nunca vou sentir as dores que Jesus sentia na Cruz, nunca vou saber de verdade o que Ele sentia em seu coração, mas relembrar é o meu caminho para aprender com Jesus.

Nenhum comentário: